quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O Livro

Em meados de outubro de 2013, Amanda Martins e Renata Sales tiveram a ideia de escrever um projeto para concorrer ao VAI da prefeitura de São Bernardo do Campo. Ambas são fascinadas pelas questões da cultura popular e sentiram a necessidade da produção de um livro que contemplasse os grupos da região do ABC -  já que as duas moram em São Bernardo do Campo - ressaltando a história dos mesmos no contexto da vida urbana e as músicas utilizadas nestas manifestações.  A publicação objetiva todas as pessoas que gostam do assunto, mas de sobremaneira será um livro para auxiliar os professores a trabalharem a cultura popular no contexto escolar.
Agradecemos de antemão a jornalista e pesquisadora da cidade de São Caetano do Sul, Priscila Gorzoni, autora do livro Abre as portas para os Santos Reis, que generosamente nos auxiliará na produção do livro, em especial o capítulo sobre Folia de Reis.Também temos gratidão enorme à professora da Universidade Federal do ABC, Andrea Paula dos Santos, que também nos auxiliará na produção do livro.

O primeiro evento que fomos após a contemplação pelo prêmio foi o encontro de Folia de Reis, que aconteceu em 05 de janeiro de 2014, na cidade de São Bernardo do Campo.





FOLIA DE SANTO REIS – FÉ, TRADIÇÃO E FESTA

4º ENCONTRO DE FOLIAS – SÃO BERNARDO DO CAMPO – 05/01/2014

O dia de Santo Reis é 06 de janeiro, mas para que a população pudesse participar da festa, o quarto encontro de folia de reis de São Bernardo do Campo foi realizado no domingo, dia 05. Um dia assim meio indeciso, o sol não sabia se queria ou não participar da festa. O certo é que vieram várias companhias: de São José dos Campos, de Itaú de Minas, o pessoal do Divinópolis da folia Estrela Guia (SBC) e a Folia de Reis do Baeta Neves (SBC). Este folguedo ressalta a fé, a dedicação dos participantes, a devoção e o amor a esta tradição. A população de São Bernardo realmente estava emocionada ao ver a apresentação das folias. O sol resolver aparecer no momento da procissão. Castigou a temperatura, mas quem cantou não sentiu. O povo acompanhou, cantou, dançou, rezou e sorriu. Uma senhora pagou sua promessa, segurando a bandeira de uma das companhias, momento muito emocionante, misturando a cultura e a fé do povo brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário